quarta-feira, 20 de maio de 2015

Dicas dos Primeiros dias de Canada

Olá Pessoal!!!!!

Estamos aqui mais uma vez e hoje vai ser bão(!), pois vamos dar várias dicas e contar algumas histórias que aconteceram conosco, que serão de extrema valia para quem está vindo para Vancouver!!!

EXTRA-) MALAS: Começamos ainda no Brasil!! Não tragam 8 malas!!! hahahaha!!!!! Na verdade, neste outro post falamos como foi nossa vinda com as 8 malas, e chegando aqui, vendo os preços das roupas em lojas e outlets, gifts e tranqueirinhas para casa, percebemos que, ao invés de pagarmos o excesso de bagagem, poderíamos ter comprado tudo novo por aqui!



Dada esta dica preciosa, vamos para a burocracia!!

1-) ACOMODAÇÃO: Como vocês já sabem, ficamos em um studio de 14 metros quadrados assim que chegamos em Vancouver. Pegamos esta dica do casal Fabiana e Dimitri do conhecidíssimo e ótimo canal do Youtube: Canada Diário! Em um dos vídeos deles, quando mostram o micro apartamento, congelamos a imagem em um ponto e pegamos um nome: shaughnessy village e pesquisando esta pista, descobrimos que tudo foi reformado assim que chegamos no site deles: www.aptliving.ca . Eles costumam ter hospedes que ficam lá por meses e o mínimo de tempo que eles aceitam de estadia são 30 dias. Foi o que fizemos! Enviamos um email ainda do Brasil e falamos com o Jason (que é o gerente) e ele nos ajudou com o quarto. Tivemos que dar nosso cartão de crédito para a cobrança de metade do valor da estadia. Achamos que era 50% antecipado, porém quando chegamos, vimos que na verdade pagamos o depósito de segurança (assim como nos alugueis convencionais) e ainda devíamos o valor total. O bom disso é que logo que saíssemos de lá para um aluguel mais longo, receberíamos o depósito de segurança de volta (-100CAD que é a taxa de limpeza).
O apartamento é bem pequeno mesmo. Tem um banheiro de 2x1,5m no máximo, com vaso, pia e box de banho (que tem no máximo 0,5x0,5m). A cama é um sofá-cama - até que razoável - e ainda tem um armário ao lado dela! A geladeira é um frigobar e o fogão é de indução com 2 bocas! Tem também Tv (que nem ligamos) e um micro-ondas. Ah... tem varanda!!! hahahahaha!!!! Maaaasssssss temos que admitir que além de Wi-Fi de grátis, a localização é sensacional!!!!!! Tem absolutamente tudo por perto! E outra... no começo, quem quer ficar num quarto de hotel? Ficamos mesmo é na rua conhecendo os lugares e atrás de documentos!!!!!
Somente para sanar dúvidas, para os 30 dias, pagamos CAD 920 (30,66/dia - Em qual hotel conseguiríamos este preço??? E ainda com varanda??? rsrsrs...)



2-) PR CARD: Chegando em Toronto no Landing (foi nosso caso), não precisamos de um endereço fixo para passar para o Oficial de Imigração. O que nos atendeu simplesmente anotou o endereço do mini-micro-quarto que ficaríamos na aplicação e nos deu o papel com a solicitação do PR Card para preenchermos o endereço fixo nós mesmos, assim que tivéssemos um! Quando alugamos o apartamento, já demos entrada no PR Card. O único problema é que demoram de 6 a 8 semanas para chegar e o tempo começa a contar a partir do momento que o CIC recebe esta carta (por fax ou tb pode ser digital!)! O primeiro PR é gratuito. Caso queira uma segunda via, tem que pagar 50CAD. Ah... e segundo o CIC, só é permitido entrar e sair do país livremente com o PR Card em mãos!



3-) SIN NUMBER: Este é fácil!!!! É só ir até este endereço: 757 W Hastings St, Vancouver. Lá você leva o seu Passaporte com o COPR (Confirmation of Permanent Resident) e aguarda na fila (sentado). Assim que te chamarem, você vai para uma salinha com um agente e ele cria seu SIN Number, que nada mais é do que uma folha de papel sulfite formato A4 de maior importância!!!! O agente deixa bem claro que este número não deve ser compartilhado facilmente. No dia, você pegará uma cartilha que informa melhor a respeito!
Ah... caso forem de carro, preparem moedas para o parquímetro! Custa 2CAD cada 24min e você fica por volta de 60min lá!



4-) ABERTURA DE CONTA: Escolhemos o RBC pois depois de algumas pesquisas ainda no Brasil, achamos que seria um bom banco para movimentarmos. É um dos maiores bancos do Canada, o que facilita caso precise de um ATM! Foi super tranquila a abertura da conta. Fizemos uma conta conjunta e já saímos de lá com dois cartões de débito provisórios e o pedido de um cartão de crédito (não precisou ser pré-pago). Nossos cartões de débito permanentes chegaram 8 dias úteis depois da abertura da conta. Nosso gerente nos informou, que como novos residentes não tem histórico de crédito no país, o limite máximo do cartão é este e para apenas uma pessoa da conta! Não importa a quantidade de dinheiro depositada na conta e/ou savings, o problema é o crédito canadense que ainda temos que construir, e o pagamento em dia das contas (e do cartão), nos ajudam e muito para construir este crédito!



5-) CELULAR: Igualmente como no banco, a operadora de celular também fica com o pé atrás na hora de te dar crédito. Como a idéia era pegar um aparelho, ficaria bem mais fácil se fizéssemos um contrato, pois o valor do aparelho cairia pela metade. Vimos na Telus e na Bell, pensamos também nas menores, Fido, Koodo e Wind, mas preferimos a Rogers (por causa desse mapa de cobertura (e também porque pensamos que ganharíamos ingressos para o Rogers Arena... não rolou =/)) e conversamos com a atendente. Ela nos disse que, pelo sistema, só conseguiríamos fazer o plano caso déssemos 200CAD de depósito de segurança(!) que receberemos de volta como crédito em conta assim que pagarmos nossa terceira conta em dia! Então pagamos metade do aparelho + 200CAD + Taxas, para sair com uma linha pós-paga da operadora. Pelo menos saímos com o celular que queríamos e vou falar pra vocês amigos.... o sinal é excelente! Não vejo nunca "sem serviço" no status do celular!  



6-) ALUGUEL: Para alugar um apartamento é necessário bastante pesquisa, que já vínhamos fazendo desde o Brasil nos seguintes sites: padmapper, craigslist, bc condos, gottarent, kijiji, entre outros. Quando achávamos um apartamento interessante, pegávamos o endereço para pesquisar o local e suas redondezas pelo site walkscore (que é sensacional!).
Apesar de nos aconselharem ao contrário, alugamos nosso apartamento direto com o proprietário, já que todo o procedimento foi feito conforme as leis de BC, que inclui um contrato de aluguel onde o locador preenche um contrato diretamente no site do governo com os dados do locatário. Foi tudo bem tranquilo....



7-) CARRO: Caso estejam pensando em comprar carro em BC e não estejam encontrando nenhum site explicando como (que foi nosso caso), prepare o print-screen!!!!!! hehehe!!!!
Fomos em algumas lojas de carros e também em concessionárias atrás de um bom negócio! Quando chegávamos nos lugares e gostávamos de um carro, era sempre a mesma história: Ou pagávamos a vista, ou não fechávamos negócio, já que não tínhamos crédito no país. Foi aí que fomos em uma concessionária Ford que fica no Richmond Auto Mall e nos surpreendemos!!!! O vendedor (Português de Lisboa (Sr. João)), nos explicou que a Ford, em parceria com o Scotiabank tem um programa de crédito para recém chegados com status de Residente Permanente. Neste programa, conseguimos um financiamento com 40% de entrada e o restante em até 60 vezes com JUROS SIMPLES de 2% AO ANO!!! Não é Leasing. É financiamento. E esse juro "EXORBITANTE"(!) é o maior cobrado, pois não temos histórico de crédito. Não sabemos se outras montadoras têm este acordo com o Scotiabank, porém fomos em várias e apenas a Ford nos fez esta proposta indecente!!!! rsrsrs....
Ah.... O SEGURO! Essa é a parte chata! Quando fechamos negócio com o carro, vamos a sala ao lado para fechar o seguro e pegar uma placa para o carro (sim... tudo na mesma hora). É essencial trazer uma carta do seguro que tinha no Brasil para ter descontos na nova apólice Canadense. O valor máximo de desconto aqui é de 43% do valor do seguro e é ilegal ter o carro e não ter o seguro, então, dê um jeito de arrumar essa carta!!!!! Ela precisa ser de papel timbrado da seguradora, precisa ter as informações de contato da seguradora, data, nome dos principais condutores, os números das apólices, datas exatas das coberturas e detalhes de todas as ocorrências onde você acionou o seguro.
Ah(2)... Ainda não tiramos as nossas carteiras de habilitação de BC!!!



8-) AJUDA DO GOVERNO CANADENSE: Logo que chegamos em Vancouver, fomos a uma feira de newcommers e pegamos várias informações sobre os cursos e contribuições que o governo canadense oferece para os recém-chegados e esta feira nos ajudou bastante!!! Como aplicamos para imigração pelo processo Federal Skilled Worker (FSW), o governo ajuda na sua recolocação profissional, mesmo que para isso você tenha que fazer cursos e/ou provas de proficiência! Existem até workshops que facilitam no contato com pessoas da mesma formação e consequentemente, do mesmo ciclo profissional que o seu! Mas tudo isso, se você quiser continuar no mesmo NOC da sua aplicação!!!



Bom... é isso ai pessoal!!! O post ficou mais longo do que queríamos, mas ficou bem informativo!!!!

Lembrem-se que estas foram as nossas experiências! Será bem legal se vocês que já estão em Vancouver e já passaram por isso, compartilharem as experiências de vocês, pois assim, ajudamos quem está por vir!!

Gostaram? Escrevam nos comentários!!!!!!

Um abraço a todos!!!



4 comentários:

  1. Oi tudo bem? Muito legal a saga de vcs, estou planejando uma virada de vida parecida para mim. Eu tenho uma dúvida, vcs aplicaram já com uma oferta de emprego aí em Vancouver, ou estão procurando aí mesmo alguma coisa.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Tudo bem com você?!?! Que legal que também esteja disposto a esta virada na vida!!!! Vale a pena!!!! Nós viemos para cá sem oferta de emprego e estamos procurando por aqui! O governo ajuda com alguns cursos, workshops, jobfairs e com um atendimento individual para você fazer ou melhorar seu curriculum e cover letter! É bem legal! Mas isso somente se vier com residência permanente!!!!!
      Boa sorte no seu processo! Abs.

      Excluir
    2. Muito legal, obrigado pelas dicas! Vou continuar acompanhando vocês!
      Boa sorte pra vcs nessa nova vida!
      abs

      Excluir
  2. Boa noite, gostaria e saber como está a busca de emprego, voces estao fazendo algum curso ou trabalho voluntario? após a ajuda das agencias de newcomers, surtiu efeito? obrigado e boa sorte, continuem postando que assim vcs ajudam diversas pessoas, parabens pelo blog

    ResponderExcluir